Quais documentos necessários para protestar um boleto?
Por Renie / 2022-07-21
- Quais documentos necessários para protestar um boleto?
- É possível protestar boleto?
- O que se é preciso para protestar um boleto atrasado?
- Quanto tempo dura o protesto em cartório?
- Como faço para protestar por boleto bancário?
- Como protestar com boleto de inadimplentes?
- Como funciona o protesto de boleto?
- Como fazer a consulta de custos para protesto de boleto?

Quais documentos necessários para protestar um boleto?
Lá, quem está protestando o boleto deve preencher um documento com os dados do devedor, como nome, número de identidade, CPF e endereço. Em alguns estados, como São Paulo, o protesto de boleto também pode ser feito online. No caso paulista, a responsável por isso é a Central de Protesto (CENPROT).
É possível protestar boleto?
Outro ponto importante é que o boleto em si não pode ser protestado, pois é apenas um meio de pagamento. Para registrar o protesto, você deverá emitir uma duplicata referente à venda do produto ou serviço, e levar documentos que comprovem a dívida como notas fiscais e contratos.
O que se é preciso para protestar um boleto atrasado?
O boleto de cobrança pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso, sendo indicado utilizar dessa prática quando o pagamento não for realizado 30 dias após o seu vencimento. Ao perceber o débito do cliente, primeiramente você deve cobrá-lo através de ligações, mensagens, e-mails ou carta de cobrança.
Quanto tempo dura o protesto em cartório?
Um boleto pode ser protestado a partir do primeiro dia de atraso após o vencimento. Mas é claro que não faz sentido recorrer ao protesto tão cedo. Como vimos, o consenso geral é de que 30 dias de atraso é um prazo que justifica o protesto do boleto em cartório.
Como faço para protestar por boleto bancário?
- Se você já deu ordem de protesto via banco, talvez você tenha ficado com a falsa sensação de estar protestando um boleto, mas na prática o que acontece é que o banco emite uma duplicata. Esse é um procedimento muito comum. Veja mais: Cobrança por boleto bancário: quando vale a pena?
Como protestar com boleto de inadimplentes?
- Além do boleto, você pode protestar cheques, promissórias e também duplicatas. Esse procedimento não obriga o devedor a quitar a fatura, porém faz com que o nome dele fique negativado. Como ninguém quer ficar no cadastro de inadimplentes, a chance dele pagar o seu boleto rapidamente aumenta e esse é o lado bom de realizar um protesto.
Como funciona o protesto de boleto?
- Como funciona o protesto de boleto. Para o protesto de boleto, você vai precisar dos documentos que comprovem que a fatura está relacionada a algum produto ou serviço da sua empresa. Os mais utilizados são as notas fiscais e contratos, que devem estar no nome da pessoa contra quem você quer efetuar o protesto.
Como fazer a consulta de custos para protesto de boleto?
- Você pode fazer essa consulta através da internet. Em São Paulo, por exemplo, pode consultar o Protesto.net que mostra de maneira simplificada o preço do protesto de acordo com o valor a ser cobrado. Outros estados também possuem planilha de consulta de custos para protesto de boleto.